28 de março de 2012

2º encontro "Aprendendo com a Vida"

O 2º encontro da vivência Aprendendo com a vida - uma ressignificação da visão saúde/doença foi marcado pelo ancoramento de reintegração e harmonização energética e física do corpo. Dando continuidade às atividades de yoga do encontro passado, cada interagente se ambientou no seu espaço interno e externo, com práticas de respiração e movimento que trabalharam a postura e o realinhamento.

Nesse ambiente, partimos para uma vivência teórica a respeito dos chakras e de suas características. Foi um momento de troca e de muitos esclarecimentos a respeito desses sete centros energéticos que formam e atuam sobre nossos corpos. Para complementar o que aprendemos na teoria, realizamos uma prática de realinhamento e energização baseada na respiração, nos mantras, nas cores e nos decretos correspondentes a cada chakra.


Chakra Básico (Muladhara): mantra LAM
Chakra Sacro ou Umbilical (Swadhisthana): mantra VAM
Chakra do Plexo Solar (Manipura): mantra RAM
Chakra Cardíaco (Anahata): mantra YAM
Chakra Laríngeo (Vishuddha): mantra HAM
Chakra Frontal (Ajna): mantra OM
Chakra Coronário (Sahasrara): silêncio e respiração

Tendo como base a troca de saberes da Educação Popular em Saúde, todas as atividades do nosso encontro partem do diálogo e do aprendizado mútuo entre nós, mediadores, e as interagentes do Eu Livre. O momento do “bastão-que-fala”, regado a chás de ervas, é onde essa troca fica mais evidente. Cada uma das mulheres presentes expôs suas sensações ao longo da prática, a identificação no próprio corpo e os excessos ou deficiências em determinados chakras. Nossa roda está cada vez mais íntima, mais firme e mais emocionante. Deixar o coração falar e a emoção se manifestar é parte da proposta de cura oferecida por nós!

Nosso próximo encontro terá o tema: "Queixas e Tratamentos". Juntas, vamos relatar nossas principais queixas, identificá-las nos níveis emocional, físico e mental e tratá-las com diversas ferramentas, como posturas de yoga, respiração, chás, do-in (acupuntura com os dedos), automassagem e cantos. Nessa terceira vivência, poderemos praticar com mais evidência e propriedade a auto-observação e o mergulho interior.


Sejam sempre bem-vindas! Cada uma que se integra à nossa rede é de extrema importância para a firmeza da nossa ciranda. Até breve, interagentes!

OBSERVAÇÃO
Aquelas que não puderam acompanhar a vivência desde o início podem optar por um encontro. Nesse caso, o investimento é de R$ 20. Ao final desse módulo, todas que participarem receberão um material com todo o conteúdo abordado. Os encontros do Eu Livre são realizados na segunda-feira, no Espaço Cultural Mercado Sul, em Taguatinga, sempre às 19h.

Inscrições via formulário virtual.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário