3 de fevereiro de 2013

Elementoterapia

Somos 70% água. Nos alimentamos com o que vem da terra. Respiramos ar, prana. Captamos energia vital do fogo do Sol. Como não perceber que a saúde está diretamente ligada a todos os elementos da natureza? O ser chamado humano, como mais um ser integrante de toda essa morada chamada Gaia, só vive porque a natureza nos oferece exatamente o que precisamos.

Nossos ancestrais indígenas e toda a sabedoria dos Povos da Terra são inspiração perfeita de como a interação harmoniosa do homem com elementos da natureza mantêm uma saúde perfeita e equilibrada. Nenhuma prática indígena é feita sem um intento. Mesmo difícil de entender para a nossa racionalidade de "homem branco", não há dúvida de que saúde é o que não falta aos Povos da Floresta. Me diga uma doença de índio? Não conheço.



Dentro de estudos e práticas que visam a saúde integral e utilizam uma medicina natural, existe a Elementoterapia. Baseada na sabedoria de xamãs e dos Povos da Floresta, essa prática trabalha de forma terapêutica e acredita que o equilíbrio da vida se dá no equilíbrio dos elementos da natureza e das forças elementais (energéticas) que neles atuam: Água (Hidroterapia), Terra (Geoterapia), Ar (Aeroterapia) e Fogo (Fogoterapia). 

Na Hidroterapia, usa-se técnicas conhecidas, muitas passadas pela oralidade de nossas avós, como compressas quentes e frias, banhos de assento, banhos de imersão e escalda-pés. Na Geoterapia, o santo remédio é a argila, que combate febre interna e local, recupera células doentes, tem ação antibactericida, cicatrizante, depurativa, além de ser ótima para a pele. Conta-se que Mahatma Gandhi foi um fiel adepto dessa terapia.

Não tão conhecida e difundida, a Aeroterapia consiste em banhos de ar, sem roupas, de preferência de manhã ou à noite (o ar frio é muito precioso para algumas enfermidades). E por falar em ar, sabemos, principalmente por práticas como o Yoga, que respirar bem é cura para muitos males, sejam eles físicos ou emocionais. Na Fogoterapia, o tratamento se dá através do calor, com banhos de Sol e moxabustão (técnica da Medicina Chinesa que trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos do corpo), por exemplo.

Esses são apenas algumas práticas dentro da Elementoterapia. Se formos a fundo, pesquisando e buscando técnicas utilizadas por povos de todo o mundo, encontraremos preciosidades naturais e holísticas para tratar doenças diversas, sem uso de substâncias químicas sintéticas. Muitas dessas técnicas atuam mesmo antes da manifestação física das doenças, "trabalhando com a energia dos elementos que vai interagir com os campos de consciência do ser humano em desequilíbrio".

Fontes: 
* Apostila do Curso Básico de Plantas Medicinas - IECAM. Vera Fróes e Antonio Rocha.
* Florais da Amazônia - O Renascimento da Elementoterapia. Maria Alice Campos Freire e Isabel Facchini Bárse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário